Convidados

Alcides Villaça (USP)
É professor titular de Literatura Brasileira da USP, onde leciona desde 1973.  É também poeta, ensaísta e crítico literário. Publicou O tempo e outros remorsos(poesia, Ática, 1975), Viagem de trem (poesia, Duas Cidades, 1988) Passos de Drummond (ensaio, Cosac Naify, 2006), O invisível (poesia, Editora 34 Letras, 2011) e Ondas curtas (poesia, Cosac Naify,  2014).

Raúl Antelo (UFSC)
Raúl Antelo é professor do Programa de Pós-graduação em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador 1-A do CNPq, foi Guggenheim Fellow e professor visitante nas Universidades de Yale, Duke, Texas at Austin, Autónoma de Barcelona, Maryland e Leiden, na Holanda. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. É autor de vários livros, dentre os mais recentes, Crítica acéfala; Ausências; Maria com Marcel. Duchamp nos trópicos; Alfred Métraux: antropofagia y cultura; Imágenes de América; Archifilologías latinoamericanas e A ruinologia. Em 2017, colaborou em La sacralisation à l’œuvre dans l’expérience littéraire, um livro de Raymond Michel e Marta Waldegaray. Participou de várias edições coletivas, tais como Literary Cultures of Latin America. A Comparative History; Arte e política no Brasil: modernidades; Comunidades sem fim e Imágenes y realismos en América Latina. Editou A alma encantadora das ruas, de João do Rio; Ronda das Américas, de Jorge Amado (traduzido ao italiano); Antonio Candido y los estudios latinoamericanos, bem como a Obra Completa de Oliverio Girondo.

Aulus Martins (UFPEL)

Berthold Zilly (UFSC)

Carlos Capela (UFSC)

Dennis Radünz (UFSC)
É escritor e editor. Publicou os livros de poemas "Exeus" (1996), "Livro de Mercúrio" (2001), "Extraviário" (2006) e "Ossama: último livro" (2016) e a antologia de crônicas "Cidades marinhas: solidões moradas" (2009). Pesquisa poesia contemporânea e ministra oficinas de criação literária em vários estados brasileiros.

George França  (UFSC)
É professor de Português do Colégio de Aplicação da UFSC. Graduado em Letras - Português, Mestre e Doutor em Literatura pela UFSC, dedicou-se no NELIC ao estudo de periódicos, mais especificamente a revista Anhembi (1950-1962), e seu papel na construção, por um lado, de um cânone modernista, e por outro, na internacionalização do debate do Modernismo brasileiro. Atualmente, desenvolve pesquisas no âmbito do projeto PIBIC-EM sobre a relação entre escola e best-sellers, e ainda, preside a Comissão de Avaliação do PIBIC-EM.

Jair Fonseca (UFSC)
É professor de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Literatura Comparada, pesquisador de literatura e outras artes; cancionista.

Júlia Studart (UNIRIO)
É poeta e professora de Literatura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Publicou, entre outros, O dançarino Subtil (Caminho/Leya, 2016), Logomaquia (7Letras, 2015), Nuno Ramos (EdUERJ, 2014),  e Arquivo debilitado (Dobra Editorial, 2012).

Laíse Ribas Bastos (UFSC)
Possui Doutorado em Literatura pela UFSC, com pesquisa sobre a poesia de Francisco Alvim, e Pós-Doutorado a partir das correspondências do poeta e editor Domingos Carvalho da Silva. Atualmente, é professora de literatura na Universidade Federal de Santa Catarina.

Manoel Ricardo de Lima (Unirio)
Poeta, professor da Escola de Letras e do PPGMS na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Publicou Falas Inacabadas [um livro-transparência com a artista visual Elida Tessler], Embrulho, Quando todos os acidentes acontecem, Geografia Aérea e Um tirol ento atingiu meu coração [poemas]; Entre Percurso e Vanguarda - alguma poesia de P. Leminski, Fazer, Lugar - a poesia
de Ruy Belo e A forma-formante: ensaios com Joaquim Cardozo [Ensaios]; As Mãos [romance], Jogo de Varetas [narrativas] e Maria quer o mundo [para crianças]. Organizou Edifício Rogério - textos críticos de Rogério Sganzerla [com Sérgio Medeiros] e A nossos pés – poemas para Ana Cristina Cesar. Coordena as coleções Poesia de Ruy Belo, para a editora 7Letras, RJ e Móbile de mini-ensaios para a Lumme Editor, SP.

Maria Lucia de Barros Camargo (UFSC)
Professora titular de Teoria Literária da Universidade Federal de Santa Catarina, fez seu doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) na Universidade de São Paulo, com uma tese sobre a poesia de Ana Cristina Cesar.  É coordenadora do NELIC, Núcleo de Estudos Literários & Culturais, na UFSC, e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Foi vice-presidente da ABRALIC, professora visitante na Universidade de Leiden, Holanda, como catedrática da Cátedra Rui Barbosa de Estudos Brasileiros. Em conjunto com a Professora Celia Pedrosa organizou Poesia e contemporaneidade e Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. É autora de Atrás dos olhos pardos, sobre a poesia de Ana Cristina Cesar. 

Orlando Grossegese (UNIVERSIDADE DO MINHO)
Professor associado da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Desde 1990 é docente / investigador nas áreas de Literatura e Cultura Alemãs e Comparadas, Tradução e Comunicação Multilingue. Estudou Filologias Românicas e Comunicação Social na Universidade de Munique onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre a relação entre conversação e discurso literário na obra de Eça de Queiroz, publicada sob o título Konversation und Roman (1991). Publicou mais de uma centena de artigos. Para além da tese de doutoramento, as publicações em livro mais relevantes: Saramago lesen. Werk – Leben – Bibliographie (1998; 2ª ed. ampliada e atualizada 2009); atas de colóquios e congressos (organizadas ou co-organizadas), entre outras: «O estado do nosso futuro». Brasil e Portugal entre identidade e globalização (2004); À procura da Lisboa africana (2009), com Henry Thorau; Mnemo-Grafias Interculturais (2012), com Mário Matos. Desde o ano de 2000 exerce diversos cargos de gestão académica, sendo o mais recente (a partir de julho de 2016) o de diretor do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM).

Rita de Cassia Barbosa (UFSC)
É doutora pela Universidade de São Paulo. É professora titular aposentada de Literatura Brasileira no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós- Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Organizou, em 1987, o evento “Lembrando Drummond” em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade.

Sandro Adriano da Silva (UNESPAR)
É doutorando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na Universidade Estadual do Paraná, campus Campo Mourão - PR. Membro do NELIC, do Grupo de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste e do GT Imaginário da Universidade Federal de Minas Gerais.

Susana Scramim  (UFSC)
É professora Titular de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do CNPq.  Entre suas principais publicações estão os livros Literatura do Presente ( Editora Argos)  e Carlito Azevedo, Ciranda de Poesia, Ed. UERJ.

Valentina Nunes  (UFSC)
É jornalista, mestre e doutora em Literatura, com dissertação sobre crônicas de Carlos Drummond de Andrade e tese sobre os arquivos pessoais da cantora Maysa. Professora do Curso de Jornalismo da UFSC. Profissional com experiência acadêmica e de mercado, com atuação na imprensa, assessorias e em editoras. Autora de livros institucionais e de história baseados em minisséries de televisão, parte adotada pelo PNLD. Pesquisadora de acervos históricos e literários. Desenvolveu trabalho no NELIC (Núcleo de Estudos Literários e Culturais/UFSC).