Poesia, memória e arquivo: Carlos Drummond de Andrade

O Programa de Pós-graduação em Literatura e o Núcleo de Estudos Literários & Culturais da Universidade Federal de Santa Catarina convidam para o evento Poesia, memória e arquivo: Carlos Drummond de Andrade, a realizar-se de 30/10 a 01/11/2017 em Florianópolis, Santa Catarina.

Em outubro de 1987, dois meses após o falecimento de Carlos Drummond de Andrade e considerando o dia de nascimento do poeta (31 de outubro), a Universidade Federal de Santa Catarina promoveu o evento Lembrando Drummond e uma ampla exposição rememorativa do poeta, que contou com mais de mil visitantes. Trinta anos depois, revisitamos esse evento para buscar, nas memórias, no arquivo e na poesia, a permanência de seu legado no panorama cultural brasileiro do século XXI.

O evento Poesia, memória e arquivo: Carlos Drummond de Andrade  contará com conferências, mesas redondas, e inscrições de trabalhos para pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais e internacionais, e é aberto a  toda a comunidade interna e externa à UFSC.

Com apoio do Museu Victor Meirelles, haverá ainda exposição de materiais de arquivo relacionados a Carlos Drummond de Andrade, exibição de filmes e documentários sobre ou a partir da obra do poeta, leituras da poesia de Drummond por poetas convidados, entre outras atividades culturais.